Conheça todos os detalhes sobre os treinamentos relacionados à Segurança do Trabalho que ministramos:

Treinamento – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR 5)

O Curso de Treinamento de CIPA é oferecido com o objetivo de cumprir a legislação, mas principalmente objetiva habilitar o Cipeiro (membro de uma CIPA) a ter uma participação efetiva na CIPA, conhecendo as suas atribuições e responsabilidades. A carga horária e parte do conteúdo é pré-estabelecido e está de acordo com a NR 5 e NR 31 do MTE.ua atividade.

Treinamento NR 12 - Segurança do trabalho em máquinas e equipamentos

Conforme a NR 12, item 12.16, A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim. Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta Norma, para a prevenção de acidentes e doenças.

Treinamento – Combate a Incêndio Florestal

Um incêndio florestal é um fogo incontrolado em zonas naturais, bosques e lugares com abundante vegetação. Podem-se produzir por relâmpagos, descuidos humanos e em muitas ocasiões são intencionados. Diante dos riscos inerentes a capacitação é fundamental. A Scott promove treinamentos de combate a incêndio florestal considerando todas suas peculiaridades.

 

 

Treinamento NR 35 - Trabalho em altura 

A Norma Regulamentadora 35 (NR-35), estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. É considerado trabalho em altura qualquer serviço que exija que o trabalhador esteja posicionado em local elevado, com diferença superior a 2 metros da superfície de referência e, portanto, ofereça risco de queda.

O que o treinamento NR-35 contempla?

  • Normas e regulamentos
    As normas e regulamentos da NR-35 são apresentados em sua totalidade, para que todos estejam cientes do que governa essa norma, quais são seus princípios e pontos mais importantes.
  • Análise de riscos
    A análise de riscos é um módulo que ensina o colaborador a identificar, por meio de uma análise, quais os riscos que determinada função apresenta. Nem todos os trabalhos em altura apresentam os mesmos riscos. Um trabalho em altura interno, por exemplo, é muito diferente de um externo.
  • Riscos potenciais e medidas de controle
    São abordados os riscos que provavelmente estarão presentes na maioria dos trabalhos em altura. O treinamento NR-35 também ensina como controlar a atividade para diminuir esses riscos e formas de prevenção.
  • Sistemas, equipamentos e procedimentos 
    Outro ponto abordado pelo treinamento NR-35 é referente às formas de prevenção, que são os sistemas, equipamentos e procedimentos. O trabalhador aprenderá com as melhores recomendações, sempre visando sua integridade.
  • Prevenção de acidentes
    Prevenção de acidentes significa prevenir todo e qualquer tipo de acidentes. No treinamento NR-35, essa prevenção é mais focada em trabalhos em altura, mas contempla boas práticas e cuidados a serem tomados para prevenir acidentes no geral.
  • Situações de emergência
    Por fim, o colaborador aprende como agir em situações de emergência, nas mais diversas variações. A conduta em situações de emergência fecha o treinamento NR-35 com conhecimentos indispensáveis para manter a segurança mesmo sob as mais adversas situações.

 

Treinamento NR 6 -  EPI

No treinamento de EPI são abordadas as informações referentes a legislação, utilização, limpeza e conservação dos EPIs, visando conscientizar os empregados a importância dos equipamentos na prevenção de acidentes.

 

Treinamento NR 17 - Ergonomia 

a Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. O treinamento capacita os trabalhadores em geral sobre as melhores práticas de Ergonomia para aplicarem em sua jornada laboral. Realizamos também laudos de NR 17.

 

Treinamento NR 31 -Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

A relação de trabalho entre o empregador rural e o trabalhador rural é regida pela Lei 5889/1973, diferentemente dos trabalhadores urbanos que, em regra, é prevista na CLT. Pelo fato de o trabalhador rural não ser regido pelos dispositivos da CLT, não se aplicam a ele as Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria 3.214/1978.

Para tornar compatível a atividade rural com a segurança e a saúde dos trabalhadores rurais, foi aprovada a Norma Regulamentadora 31 - Segurança e Saúde no Trabalho Rural –, que regulamenta o artigo 13 da Lei 5889. Portanto, aos trabalhadores rurais e aos empregadores rurais se aplicam os dispositivos previstos na NR 31.

Como não se aplicam as Normas Regulamentadoras aprovadas pela Portaria 3.214 à relação de trabalho rural, a NR 31 faz uma espécie de resumo das Normas (genéricas e transversais), de modo que o trabalhador rural tenha o mesmo direito do trabalhador celetista de exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O empregador rural ou equiparado deverá promover treinamento em segurança e saúde no trabalho para os membros da CIPATR antes da posse, abordando:

  • Noções de organização, funcionamento, importância e atuação da CIPATR;
  • Estudo das condições de trabalho com análise dos riscos originados do processo produtivo no campo, bem como medidas de controle;
  • Caracterização e estudo de acidentes ou doenças do trabalho, metodologia de investigação e análise;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Noções de prevenção de DST, AIDS e dependências químicas;
  • Noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativa à Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Noções sobre prevenção e combate a incêndios;
  • Princípios gerais de higiene no trabalho;
  • Relações humanas no trabalho;
  • Proteção de máquinas equipamentos;
  • Noções de ergonomia.

Treinamento – Primeiros Socorros

Desenvolver as habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas para o pronto atendimento às vítimas de acidentes de qualquer natureza.

Você irá aprender: Avaliação Primária, Avaliação Secundária, Lesões, Fraturas, Obstrução de Vias aéreas, Parada Cárdio-Respiratória, Estado de choque, Reações Alérgicas, Acidentes com animais peçonhentos, Transporte de vítimas com Poli-traumatismo, Controle de Hemorragias, Ferimentos e curativos, Queimaduras e outros assuntos que sejam necessários a sua atividade.

Treinamento NR 11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais

Interpretar a NR 11, explanar sobre a classificação dos equipamentos e acessórios de movimentação de cargas bem como a segurança e treinamento no uso de equipamentos de transporte manual e motorizado e demais. Apresentar as normas de segurança sobre carga e descarga de materiais e para galpões de carga e descarga e armazéns; movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas.

Treinamento NR 23 – Brigada de Incêndio

A formação de Brigada de Incêndio é obrigatória e prevista na Norma Regulamentadora n° 23 do Ministério do Trabalho (NR 23), no Decreto Estadual n° 38.069/93 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e na Legislação Municipal da Prefeitura de São Paulo. As legislações citadas prevêem apenas a existência da Brigada de Incêndio, mas não explicitam a quantidade de seus componentes, o tipo de conhecimento e os requisitos mínimos a serem exigidos de seus membros. A Norma que estabelece tais parâmetros é a NBR-14.276/99 da Associação Brasileiras de Normas Técnicas – ABNT e ela trata dos princípios básicos de organização, planejamento, treinamento e quantidade de componentes de uma Brigada de Incêndio.

A Scott está plenamente habilitada a auxiliá-lo na implantação em seu estabelecimento da Brigada de Incêndio e capacitar seus colaboradores diante dos riscos do incêndio.

Treinamento NR 33 - Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados 

A NR33 é uma norma que regulamenta a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Há muitos trabalhadores que atuam nesses tipos de serviços que são executados em locais de difícil acesso, com pouca ventilação e com risco de contaminação ou sufocamento. O treinamento NR 33 tem o objetivo de promover a capacitação dos trabalhadores em espaço confinado, instruindo-os sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e de salvamento nesses locais.

Treinamento – Operador de Máquinas

O corte de madeira em áreas de reflorestamento, é um dos setores que apresenta uma grande evolução na mecanização e na tecnologia aplicada aos equipamentos. A capacitação deve acompanhar esse processo e nossa empresa, tem a disposição um amplo programa de treinamento para operadores de equipamentos florestais, que tem como grande objetivo preparar os operadores e qualificá-los para desempenhar sua função, de maneira eficiente e segura com grande desempenho, tanto dos equipamentos como do operador, conscientizando-os sobre a importância da segurança e a operação correta.

Treinamento – Direção Defensiva

Destinado a estimular atitudes que resultem em prevenir o risco de acidentes aos motoristas, atuando nos principais desvios de segurança, desejamos oferecer aos condutores de veículos, uma oportunidade de rever e discutir questões relacionadas aos comportamentos e atitudes necessários para uma locomoção mais segura praticando a Direção Defensiva.

Treinamento – Operador de Motosserras

Visa destacar as Técnicas de Corte na derrubada e inclui a Manutenção das Motosserras. Curso destinado para operadores de motosserra e profissionais envolvidos na exploração florestal sustentável com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades de manuseio da motosserra, capacitar em manutenção mecânica de motosserras, informar sobre normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho para o uso da motosserra, segurança no trabalho e necessidade da adequada utilização dos Equipamentos de Proteção Individual.